Tenista top 10 no ranking pede mudança na regra

Eliminada nas quartas de final do Australian Open, Emma Navarro encerrou sua participação no torneio ao ser derrotada por Iga Swiatek. A polonesa, número 1 do mundo, venceu por 6/1 e 6/2 em 1h29. No entanto, a partida foi marcada por um momento controverso, quando uma bola aparentemente tocou duas vezes o lado da quadra de Swiatek.

Após o jogo, a norte-americana de 23 anos, atual número 8 do mundo, relembrou o ponto polêmico ocorrido no quinto game do segundo set. Esse ponto permitiu que Swiatek confirmasse seu serviço e abrisse 3/2 na parcial.

A árbitra de cadeira, Eva Asderaki, não identificou a situação e concedeu o ponto à polonesa. Segundo as regras, Navarro poderia ter solicitado a revisão, mas para isso deveria ter parado de disputar o ponto e informado imediatamente à árbitra. Ao contrário, ela seguiu a jogada e perdeu a disputa na rede.

Jogadora fez questionamento envolvendo a regra

Apesar de uma derrota expressiva, com Navarro conquistando apenas um break-point durante toda a partida, o episódio deixou a tenista visivelmente incomodada, levando-a a questionar as regras do sistema de arbitragem.

Eu acredito que deveria ter tido a chance de revisar o ponto, mesmo depois de jogá-lo. Tudo aconteceu muito rápido. Não sei se ela [Swiatek] percebeu ou não, mas, no fim, essa decisão cabe à árbitra de cadeira”, afirmou Navarro. “É difícil apontar culpados, a situação foi complicada, mas as regras poderiam ser diferentes. Revisar a jogada nos permitiria chegar a uma decisão mais justa.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.