Tenista brasileiro é suspenso após ser pego no doping

Um tenista brasileiro acabou sendo suspenso, recentemente, após ser pego no doping, para a surpresa dos fãs do esporte. A situação foi revelada pela Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA), em comunicado, nesta quinta-feira, dia 12. Nicolas Zanellato, de 22 anos, está então provisoriamente suspenso de acordo com o Programa Antidoping de Tênis (TADP).

“A ITIA enviou ao jogador uma notificação de pré-acusação de uma Violação da Regra Antidoping em 12 de agosto de 2024 sob o Artigo 2.1 do TADP (presença de uma Substância Proibida na Amostra de um Jogador) e/ou Artigo 2.2 (Uso de uma Substância Proibida sem uma Isenção de Uso Terapêutico (TUE) válida)”, informou o comunicado da entidade.

Vale ressaltar que a instituição em questão apontou que o tenista brasileiro forneceu uma amostra em competição enquanto competia em um evento ATP Challenger em Ibagué, Colômbia, em 25 de junho de 2024, onde uma substância foi encontrada após duas amostras serem testadas. Assim, o atleta foi punido com uma suspensão provisória obrigatória, que está em vigor desde 12 de agosto de 2024.

Tenista brasileiro é suspenso por doping

“A amostra A continha boldenona, que é proibida pelo TADP, na categoria de Agentes Anabolizantes (seção S1 [1.1] da Lista Proibida da Agência Mundial Antidoping de 2024). A boldenona é uma substância não especificada, e Zanellato não possuía uma TUE válida para a substância. A análise da amostra B confirmou a descoberta na amostra A”, explicou a ITIA.

Vale ressaltar que Zanellatro chegou a apresentar uma apelação sobre a decisão diante de um tribunal independente, mas teve seu recurso negado. Assim, ele segue proibilido de participar de competições de membros da ITIA (ATP, ITF, WTA, Tennis Australia, Fédération Française de Tennis, Wimbledon e USTA) ou qualquer associação nacional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.