Carlos Alcaraz compartilhou uma atualização sobre sua condição física após enfrentar um problema de saúde durante a preparação para sua estreia no Rotterdam Open. O espanhol de 21 anos, atual número 3 do mundo, enfrentará Botic van de Zandschulp, 84º do ranking, em sua primeira partida no ATP 500 de Roterdã, nesta terça-feira (4). Curiosamente, o holandês de 29 anos surpreendeu Alcaraz na segunda rodada do US Open de 2024, vencendo em sets diretos.
No único torneio disputado por Alcaraz neste ano, ele foi eliminado por Novak Djokovic nas quartas de final do Aberto da Austrália, em uma partida de quatro sets.
Recuperação e Preparação para a nova disputa
Antes de sua estreia em Roterdã, Alcaraz revelou que um resfriado atrapalhou sua preparação para o torneio. “Depois da Austrália, passei alguns dias em casa, mas acabei pegando um resfriado”, disse Alcaraz. “”Tive algumas dificuldades e só consegui treinar por dois dias antes de precisar descansar até me recuperar completamente.” – seguiu o espanhol.
“Mas estar em casa, mesmo doente, é sempre bom. Ter minha família por perto me ajuda a renovar a energia mental para viajar novamente.” – completou a estrela.
No domingo, durante uma sessão de treinos em Roterdã, Alcaraz foi visto usando uma faixa nasal, sugerindo que ainda não está totalmente recuperado. O tetracampeão de Grand Slam já havia utilizado esse acessório nas Finais da ATP de 2024, em novembro, quando também lidava com um resfriado.
Após usá-lo em sua vitória sobre Andrey Rublev em Turim, ele explicou: “Hoje me senti uma pessoa diferente. O band-aid me ajudou a respirar melhor. Vi que Nico [Jarry] usa isso no nariz, e me ajudou bastante. Acho que vou usar mais vezes.”
Cabeça de chave número 1 no torneio, Alcaraz tem Daniil Medvedev, sétimo do ranking e campeão em 2023, como principal ameaça. Outros cabeças de chave incluem Alex de Minaur, Andrey Rublev, Holger Rune, Stefanos Tsitsipas, Arthur Fils e Hubert Hurkacz. O atual campeão, Jannik Sinner, optou por não defender seu título.
Se passar por van de Zandschulp, Alcaraz pode encarar Felix Auger-Aliassime na segunda rodada. O canadense vive um grande momento, tendo conquistado dois títulos em 2025, incluindo seu sexto troféu em quadras duras cobertas na última semana, em Montpellier.
Alcaraz segue em busca de seu primeiro título em quadras indoor e tenta, em Roterdã, alcançar sua primeira final nesse tipo de superfície.