Na semana passada, um trio de jogadores veteranos se destacou no ATP Challenger Tour, com o francês Richard Gasquet se tornando o terceiro campeão mais velho desse nível. Gasquet, aos 38 anos, conquistou o título no Cassis Open Provence by Cabesto, vencendo o austríaco Jurij Rodionov por 3-6, 6-1, 6-2 na final.
Devido à chuva, a partida foi interrompida e retomada na segunda-feira, com Gasquet liderando por 3-2, 40/0 no set final. O ex-número 8 do mundo aproveitou a oportunidade para conquistar seu 10º título Challenger, o primeiro desde 2017.
“Estou muito orgulhoso. Ganhar um torneio é sempre especial”, disse Gasquet. “Depois de um US Open ruim, tentei o meu melhor para superar as duas primeiras rodadas e comecei a jogar bem. É ótimo vencer outro torneio. Isso me dá muita confiança para o resto da temporada.”
Campeões mais velhos do ATP Challenger Tour desde 1978:
- Ivo Karlovic: 39 anos e 7 meses – Calgary 2018
- Fernando Verdasco: 38 anos e 3 meses – Monterrey 2022
- Richard Gasquet: 38 anos e 2 meses – Cassis 2024
Outros importantes resultados
Damir Dzumhur, por sua vez, consolidou sua liderança na temporada do ATP Challenger Tour com seu quinto título do ano ao defender com sucesso seu título no Istanbul Challenger TED Open.
O bósnio, que retornou ao Top 100 em agosto, derrotou Hamad Medjedovic por 6-4, 6-2 na final. O Istanbul Challenger, o torneio de quadra dura mais antigo do ATP Challenger Tour, viu Dzumhur se juntar a Malek Jaziri como o único jogador a conquistar o título em edições consecutivas. Dzumhur é apenas o segundo jogador desde 2021 a vencer cinco títulos Challenger em uma temporada, juntando-se a Mariano Navone.
Gabriel Carballes Baena também brilhou ao vencer a LXI Copa Sevilla pelo terceiro ano consecutivo. O jogador de 31 anos, que perdeu apenas um set durante o torneio, derrotou Daniel Altmaier por 6-3, 7-5 na final. Carballes Baena é apenas o sétimo jogador a conquistar um título Challenger por três anos seguidos e o segundo a conseguir isso em Sevilha, juntando-se a Daniel Gimeno-Traver.
Francesco Passaro teve uma semana maratonante e se sagrou campeão no AON Open Challenger, celebrando seu 20º aniversário. O italiano de 23 anos salvou dois match points na rodada de abertura e outros dois nas quartas de final, vencendo Jaume Munar por 7-5, 6-3 na final.
Sho Shimabukuro conquistou seu terceiro título Challenger ao vencer o Road to the Rolex Shanghai Masters. O japonês de 27 anos foi dominante durante toda a semana e derrotou Yu Hsiou Hsu por 6-4, 6-4 na final, com uma performance impressionante.
Jan Choinski, que havia perdido para o campeão de Sevilha Carballes Baena no US Open, voltou a vencer no NO Open promovido pela EVN. O jogador de 28 anos derrotou Lukas Neumayer por 6-4, 6-1 na final. Choinski é um campeão de Challenger por três vezes, conquistando um título a cada temporada desde 2022.