Renomado nome do tênis faz previsão ousada para o futuro de João Fonseca

João Fonseca foi destacado como um possível futuro rival de Jannik Sinner e Carlos Alcaraz por um renomado treinador da ATP. O jovem talento brasileiro, há tempos reconhecido por seu potencial, está em evidência após conquistar o título do Next Gen ATP Finals, em Jeddah, na semana passada.

Com apenas 18 anos, Fonseca se junta a um seleto grupo de jogadores que venceram o torneio da próxima geração ainda na adolescência, seguindo os passos de Jannik Sinner (2019) e Carlos Alcaraz (2021).

Desde suas conquistas no torneio, tanto Sinner quanto Alcaraz atingiram o topo do ranking da ATP e venceram múltiplos títulos de Grand Slam. Em 2024, eles dominaram o tênis masculino, com Sinner conquistando os títulos do Aberto da Austrália e do US Open, enquanto Alcaraz brilhou no Aberto da França e em Wimbledon.

O que diz o famoso nome do tênis sobre o brasileiro?

Embora a dupla continue sendo a principal força no circuito, Vincenzo Santopadre, ex-treinador de Matteo Berrettini e atual mentor de Luca Van Assche, acredita que Fonseca tem o potencial para desafiá-los em um futuro próximo.

“O próximo ano [2025] ainda não será o da trindade. Mais dois anos, no mínimo. Mas João Fonseca, por exemplo, está no caminho certo”, afirmou Santopadre ao Tuttosport.

“[Fonseca tem] um talento imenso, um verdadeiro mar de habilidades, e está evoluindo rápido. Ele tem um pouco do Jannik e um pouco do Carlitos em seu estilo de jogo.

“Mas ainda é muito jovem. Isso é evidente em algumas de suas reações dentro de quadra. Ele tem uma boa equipe ao seu redor, pessoas comprometidas.

“Com tempo, ele aprenderá tudo o que precisa. Se terminar no top 30 este ano, estará pronto para dar passos ainda maiores no futuro.”

Atualmente na 145ª posição do ranking mundial, Fonseca ainda não disputou a chave principal de um Grand Slam nem conquistou um título ATP. No entanto, seu desempenho no Next Gen Finals, onde superou adversários mais experientes, como Arthur Fils e Jakob Mensik, reforçou as expectativas em torno de sua carreira.

Ao ser comparado com Sinner e Alcaraz após sua vitória em Jeddah, Fonseca demonstrou entusiasmo com os desafios que estão por vir:
“É uma boa pressão. Vencer o Next Gen mostra que estou no caminho certo.”

“Espero alcançar ou até superar o que eles fizeram e estão fazendo. Quero enfrentar os melhores, disputar grandes partidas em Grand Slams. Esse é o meu objetivo.”

Fonseca deve competir nas eliminatórias do Aberto da Austrália na próxima semana, marcando mais um passo em sua promissora trajetória no tênis mundial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.