Reilly Opelka consegue feito que não acontecia há quase 15 anos ao vencer Novak Djokovic
Apesar de já ter sido top 20 no ranking mundial, o norte-americano Reilly Opelka ocupa atualmente a modesta 293ª posição. No entanto, ao derrotar Novak Djokovic nesta sexta-feira (3), durante o ATP 250 de Brisbane, ele se tornou o jogador com o ranking mais baixo a superar o sérvio, ex-número 1 do mundo, em quase 15 anos.
Quando foi a última vez que o sérvio foi derrotado por um ranking tão baixo?
A última vez que Djokovic perdeu para um adversário tão mal ranqueado foi em maio de 2010. Na ocasião, seu compatriota Filip Krajinovic, então 317º colocado, venceu graças a uma desistência do sérvio, que ocupava a vice-liderança da ATP, nas quartas de final do ATP de Belgrado.
Desde aquela derrota para Krajinovic, Djokovic enfrentou 96 adversários fora do top 100 e venceu 90 dessas partidas. Entre as poucas exceções, destaca-se sua derrota mais emblemática: nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, ele foi eliminado pelo argentino Juan Martín del Potro, então 141º do mundo, logo na estreia.
Ao longo de sua carreira, Novak Djokovic acumula apenas 29 derrotas contra jogadores fora do top 100. O triunfo de Opelka, no entanto, foi o mais marcante entre esses resultados em torneios de nível ATP, considerando partidas completas. Antes desta sexta-feira, sua pior derrota nesse cenário havia ocorrido em 2004, em um torneio future na Hungria, quando perdeu para Melle Van Gemerden, na época o 569º colocado. Curiosamente, Djokovic era apenas o 572º no ranking naquela ocasião.