O tenista espanhol Rafael Nadal anunciou na manhã desta quinta-feira (10) que encerrará sua vitoriosa carreira após as finais da Copa Davis, em novembro. Assim, chega ao fim uma trajetória marcada por títulos, conquistas e inúmeras premiações.
Será também o término da carreira de mais um membro do “Big 4”, grupo que dominou o tênis masculino nas primeiras décadas do século 21, composto por Nadal, o suíço Roger Federer, o britânico Andy Murray e o único que permanecerá em atividade, o sérvio Novak Djokovic.
Retrospecto contra os grandes rivais
Ao longo de sua carreira, o maior rival de Nadal foi Roger Federer. O primeiro duelo entre eles aconteceu nos 16avos de final do ATP Masters 1000 de Miami, em 2004, com o espanhol levando a melhor. Nadal, inclusive, chega ao fim da carreira com uma marca de dar inveja.
O espanhol conseguiu ter vantagem no confronto direto contra o suíço que para muitos é o maior de todos os tempos: Roger Federer. Com 24 vitórias em 40 partidas, Nadal “venceu” o duelo direto. A primeira final entre os dois foi no ATP Masters 1000 de Miami, em 2005, quando Federer venceu. Seus últimos encontros ocorreram em 2019, com Nadal vencendo em Roland Garros e Federer triunfando em Wimbledon.
Nadal x Djokovic
Contra Novak Djokovic, Nadal está ligeiramente atrás, com 31 vitórias para o sérvio e 29 para o espanhol. Eles se enfrentaram pela primeira vez nas quartas de final de Roland Garros, em 2006, com Nadal saindo vitorioso. O último encontro foi na segunda rodada dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, onde Djokovic avançou em sua campanha rumo ao ouro.
Nadal x Murray
No confronto com Andy Murray, Nadal teve maior domínio, vencendo 17 dos 24 duelos. Eles se enfrentaram pela primeira vez nas oitavas de final do Australian Open, em 2007, e o último encontro foi na semifinal do ATP Masters 1000 de Madrid, em 2016, onde Murray conseguiu uma de suas poucas vitórias sobre o espanhol.