Entenda quais são os principais fundamentos que aparecem quando vamos praticar o tênis, um dos esportes de maior destaque no mundo. A modalidade vem sendo cada vez mais difundida ao redor do país e, com isso, novos praticantes também passam a aparecer, com algumas questões teóricas podendo surgir como dúvida para os atletas e também para aqueles que acompanham.
Para começar, é importante destacar quais são os movimentos básicos vistos dentro do tênis. Tudo começa pelo saque (serviço), que inicia a jogada. Além disso, há as jogadas de fundo da quadra de esquerda e direita (do inglês backhand e fore hand, respectivamente). Também há os movimentos de voleio, o meio voleio, a cortada (smash) e a jogada encobrindo o adversário à rede (lob).
Já dentro de cada jogada ou até mesmo toque da bola na requete, mais variações acabam aparecendo, tendo em vista a força e efeito que cada tenista coloca na sua estratégia para se sobrepor ao adversário nas quadras. Assim surgem jogadas com efeito (spin), como o topspin (para cima) e o sidespin, (para o lado), usadas para dificultar a resposta do rival.
Conheça fundamentos do tênis
Além disso, várias questões acabam influenciando no trajeto da bola indo até a quadra do adversário. Até mesmo a pegada do tenista na raquete de tênis faz com que os resultados das mesmas batidas saiam diferentes, gerando mais alternativas para serem utilizadas durante embates. Ou até mesmo limitações, dependendo daquilo que o atleta consegue fazer.
Em relação ao grip (empunhadura) da raquete, existem dois tipos clássicos, que são o Western grip e Eastern grip, que possuem suas peculiaridades. Há também o backhand que é realizado com as duas mãos, que pode dar mais potência para os ‘golpes’ dos atletas de tênis.