Quais são as principais regras do tênis em cadeira de rodas?

Confira quais são as principais regras para a disputa do tênis em cadeira de rodas, modalidade em evidência neste momento. Os esportes paralímpicos estão cada vez mais popularizados entre o público em geral, principalmente no Brasil, tendo em vista o sucesso dentro dos Jogos de Paris, fazendo com que cada vez mais pessoas consumam conteúdos relacionados.

Para os amantes de tênis, inclusive, há uma modalidade dentro das regras paralímpicas que acaba se destacando bastante, com uma versão adaptada do esporte. Nela homens e mulheres podem participar de competições utilizando cadeiras de rodas, sendo em embates individuais ou em duplas, sendo dividido em dois “tipos” diferentes de disputas.

O tênis em cadeira de rodas surgiu em 1976, por Brad Parks e Jeff Minnenbraker, nos Estados Unidos. Dentro desta modalidade há duas classes. A primeira delas é a Open, onde todos os atletas estão aptos a jogar. Enquanto a Quad surgiu quando um atleta tem comprometimento em três extremidades do corpo, como na perna, no braço ou na mão.

Regras para disputa do tênis em cadeira de rodas

Agora vamos às regras da modalidade. Para disputar, o atleta precisa ter uma perda ou redução de mobilidade que comprometa os membros inferiores, um ou os dois, na categoria Open. Já na Quad, três extremidades precisam estar comprometidas de mobilidade. Já as regras são praticamente as mesmas do tênis, só com algumas adaptações.

Dentro do tênis de cadeira de rodas, a bola pode quicar duas vezes na sua quadra, com o primeiro precisando ser dentro da quadra e o segundo podendo ser fora. A quantidade de sets é a mesma e todo o resto possui as mesmas medidas, como quadra, raquetes e bolas. Os maiores nomes da modalidade são a holandesa Esther Vergeer e o francês Stephane Houdet. No Brasil, Natalia Mayara e Ymanitu Silva são os destaques.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.