Quais são as principais características do tênis?

Conheça aquelas que são as principais características do tênis, um esporte consolidado, mas que ainda cresce em público ao redor do mundo. Para você que está começando agora ou ainda está com algumas dificuldades para entender determinadas regras da modalidade em questão, algumas informações são importantes e podem acabar ajudando bastante no apreço pelas quadras.

O objetivo principal é acumular pontos, o que se faz quando você consegue rebater uma bola para o lado adversário, respeitando os limites das linhas de marcação da quadra, e a bola não é devolvida da mesma maneira. No caso, os pontos do tênis são feitos quando seu adversário não consegue rebater a bola de volta ou erra as demarcações do seu lado da quadra nesta marcação.

Vale ressaltar que cada lance pode ser rebatido no ar ou após um quique da bola na quadra, sendo uma vantagem para o “defensor”. A pontuação é contada da seguinte forma: 15 pontos, 30 pontos, 40 pontos e game. Em caso de empate em 40 a 40, os dois jogadores inicial uma ‘melhor de três’, e um só ganha o game quando abrir duas jogadas vitoriosas, a de vantagem e a de confirmação, sem ser interrompido.

Entenda as regras do tênis

Dos games se evoluem para os sets e, então para as partidas. Cada set é vencido a cada seis games, desde que sejam dois de vantagem sobre o adversário. Em caso de empate em 6 a 6, há um desempate, com pontuação direta, de 1 a 7, aquele que atingir o 7, com 2 de diferença, leva o set. As durações de cada partida podem durar de 3 a 5 sets, com o segundo caso sendo visto somente em Grand Slams.

Os juízes do tênis acabam agindo como um garantidor de que as regras sejam cumpridas nas quadras. Há árbitros espalhados pelos cantos, analisando cada um dos limites jogáveis para decidir se houveram bolas fora ou dentro e, então, distribuir os pontos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.