Saiba o que afirmou a Associação de Tênis Feminino, a WTA, após o caso de doping envolvendo a jovem destaque Iga Swiatek. A jovem tenista acabou tendo revelada recentemente a sua situação. Isso porque a própria Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) divulgou que ela foi suspensa por um período devido ao uso de substâncias não permitidas.
No entanto, de acordo com o que a própria entidade reguladora apontou, após a suspensão, a defesa da atleta teria conseguido comprovar que a contaminação teria ocorrido de forma não intencional. A conclusão surgiu depois dela e sua equipe prestarem depoimentos e uma amostra ser analisada por dois laboratórios credenciados pela Agência Mundial Antidoping (Wada).
Mesmo assim, a Associação de Tênis Feminino se manifestou sobre o caso de Iga Swiatek. “A WTA apoia totalmente Iga durante esse momento difícil. Iga tem demonstrado consistentemente um forte comprometimento com o jogo limpo e a manutenção dos princípios do esporte limpo e esse incidente infeliz destaca os desafios que os atletas enfrentam ao navegar no uso de medicamentos e suplementos”.
WTA sai em defesa de Iga Swiatek
Durante o seu posicionamento, a Associação de Tênis Feminino deixou claro que acredita que Iga Swiatek tenha seguido com os padrões do jogo limpo. A entidade também afirmou que vai trabalhar para fornecer informações aos atletas pensando em manter a integridade da modalidade de peso mundial.
“Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com as nossas atletas para fornecer educação e recursos que as capacitem a tomar decisões informadas e manter os mais altos padrões de integridade em nosso esporte”, explicou, em nota, a WTA. Assim, parece que o caso da atleta não vai passar do um mês de suspensão que ela já cumpriu algum tempo atrás.