Um dia após estrear a temporada com uma vitória nas duplas ao lado de Nick Kyrgios, o sérvio Novak Djokovic teve um início sólido na chave de simples do ATP 250 de Brisbane. Ele venceu o australiano Rinky Hijikata, que entrou no torneio como convidado, em sets diretos, com duplo 6/3, em uma partida que durou 75 minutos.
Aos 37 anos, Djokovic demonstrou sua habitual precisão na linha de base e um desempenho eficiente no saque, vencendo 79% dos pontos nesse fundamento e não cedendo chances de quebra ao adversário. Na segunda rodada, ele enfrentará o francês Gael Monfils, que superou o jovem norte-americano Nishesh Basavareddy, vindo do qualificatório, com parciais de 6/4, 4/6 e 6/1.
Francês nunca venceu Djokovic em 19 partidas disputadas
O confronto será o 20º entre Djokovic e Monfils, com o sérvio mantendo um retrospecto perfeito nas 19 partidas anteriores. Enquanto Monfils busca sua primeira vitória contra Djokovic, o ex-número 1 do mundo tenta iniciar bem a temporada, após conquistar apenas um título em 2024: a sonhada medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Além disso, Djokovic segue na busca por alcançar o marco de 100 títulos na carreira.
Na partida contra Hijikata, Djokovic começou de forma avassaladora. Ele confirmou seu saque de zero no primeiro game e quebrou o serviço do adversário logo em seguida, abrindo 3/0. Mantendo o alto nível no saque, o sérvio administrou a vantagem sem dificuldades até o fim do set, sem enfrentar break points e sem necessidade de pressionar novamente o serviço do australiano.
No segundo set, o equilíbrio foi maior até 3/3, mas Djokovic assumiu o controle na reta final. Ele conseguiu duas quebras consecutivas, no sétimo e no nono games, para fechar a partida e garantir sua primeira vitória na nova temporada.