Novak Djokovic afirmou que é “ótimo ver” o retorno de Nick Kyrgios ao circuito profissional e expressou seu desejo de jogar duplas novamente com o australiano no final de 2025.
Na véspera do Miami Open, Djokovic comentou que estava feliz por ver Kyrgios de volta ao circuito e jogando um tênis sólido. O australiano conquistou sua primeira vitória em simples desde outubro de 2022, ao derrotar Mackenzie McDonald por 3-6, 6-3, 6-4, na primeira rodada do Miami Open.
“Eu o vi [Kyrgios] hoje no vestiário, com sua camisa de basquete sem mangas”, disse Djokovic. “Acho que ele nunca usou uma camisa de tênis, nunca o vi com um uniforme de tênis. Eu o parabenizei, fiquei feliz por ele, porque ele teve lesões e esteve ausente do Tour. Sabemos das dificuldades que ele enfrentou. Acho que é a primeira vitória dele em alguns anos, então é ótimo vê-lo de volta e jogando bem.”
Ele continuou: “Não acho que isso seja um problema, a qualidade do tênis ele tem nas mãos. É só uma questão de ele estar saudável, permanecer saudável e livre de lesões.”
Lesões viraram uma situação constante na vida do jogador
Kyrgios tem enfrentado sérios problemas no joelho e no pulso desde o final de 2022, sua melhor temporada até então, quando chegou à final de Wimbledon, mas perdeu para Djokovic em quatro sets. O australiano fez seu retorno ao circuito em 2025, no evento ATP 250 de Brisbane, onde jogou duplas com Djokovic.
“Quando jogamos duplas em Brisbane no começo deste ano, tentei incluí-lo em algumas das minhas rotinas de aquecimento e relaxamento”, comentou Djokovic. “Toda vez que ele me via antes da partida, antes de realmente irmos para a quadra, eu passava cerca de uma hora na academia, fazendo minhas próprias coisas e aquecendo todos os músculos do meu corpo. Eu tentava chamá-lo, mas ele fugia de mim, dizendo que aquilo não era para ele. Talvez isso seja parte da razão pelas quais ele se machucou tanto. Eu realmente espero que ele consiga ficar livre de lesões.”
Djokovic também falou sobre a possibilidade de jogar novamente em duplas com Kyrgios. “Eu realmente gostaria de jogar novamente com ele em duplas. Mais tarde neste ano, temos um torneio em Belgrado, e estou planejando jogá-lo. Não sei se ele planeja vir, então, talvez, sim, talvez devêssemos arrasar lá.”
Além disso, o ex-número 1 do mundo comentou sobre seu desempenho recente, após perder três partidas consecutivas pela primeira vez desde 2018.
“Estou buscando encontrar o nível de tênis desejado. Não joguei meu melhor e nem cheguei perto disso em Indian Wells e Doha”, admitiu Djokovic. “Não consegui encontrar a qualidade de tênis que procurava. Estou trabalhando duro, dando o meu melhor nas quadras de treino, e eventualmente isso vai acontecer. Sei disso, espero que aqui. Joguei muito bem na Austrália. Achei que tinha uma boa chance de título em Melbourne. Infelizmente, acabou para mim do jeito que acabou, mas, mesmo assim, é encorajador ver que consegui jogar daquele jeito na Austrália. – continuou
“Ainda sou capaz de vencer contra jogadores como Alcaraz. Essa é provavelmente a maior razão pela qual continuo me esforçando e me motivando, porque sei que ainda tenho isso nas minhas pernas, nas minhas mãos, nos meus braços.” – completou
Djokovic está escalado para enfrentar Rinky Hijikata na segunda rodada do Miami Open.