Uma nova era do tênis pode estar sendo preparada entre as organizações que são responsáveis pelo esporte mundialmente, a ATP e a WTA. As duas instituições agora estão pautando sobre uma possível fusão para os próximos anos e, recentemente, até mesmo uma possível data para que essa situação se concretize acabou sendo revelada por uma reportagem.
A Associação de Tenistas Profissionais e a Associação de Tênis Feminino são independentes atualmente, organizando suas próprias receitas e se movimentando de forma individual. No entanto, esse cenário pode acabar mudando em breve, deixando os apaixonados pelas quadras e raquete um tanto surpresos com o que estaria sendo planejado.
WTA e ATP vão se juntar em breve?
De acordo com informações divulgadas pelo Front Office Sports, as duas entidades estão trabalhando para fechar uma fusão de suas operações comerciais. Essa nova organização se chamaria Tennis Ventures e pode acabar entrando em funcionamento já no primeiro semestre de 2025, mas manteria a receita mais vantajosa para o masculino.
“A ATP tem receita quatro vezes maior que a WTA, então um ponto de partida seria uma divisão 80-20. O plano é continuar repartir essas receitas da maneira que elas são divididas até que superemos as projeções que estão sendo feitas agora por todos os grupos”, apontou a fonte para a reportagem do o Front Office Sports, surpreendendo os torcedores.
A fonte ainda afirmou que, do lado feminino, o acordo não seria positivo em primeiro momento, mas, no final das contas, a organização poderá ter benefícios que façam a situação valer a pena no final das contas. “Não é um bom acordo para a WTA no curto prazo, mas acho que aceitar isso e pensar no longo prazo fará com que você se beneficie”, acrescentou.