Grande notícia para o tênis brasileiro confirmada pelas mãos de João Fonseca

Após uma longa espera devido à chuva na última terça-feira (11/2), João Fonseca finalmente estreou no ATP 250 de Buenos Aires nesta quarta-feira (12/2) e começou com vitória. O carioca de 18 anos, atual número 2 do Brasil, superou o argentino Tomás Etcheverry, cabeça de chave 8 do torneio e 44º do ranking, com um duplo 6/3 em 1h25 de partida.

Essa foi a 13ª vitória de Fonseca em nível ATP. Ele iniciou a temporada conquistando o título do Challenger de Camberra, na Austrália, e manteve o bom momento ao avançar pelas três rodadas do quali do Australian Open, onde venceu o russo Andrey Rublev, então 9º do mundo, logo na estreia da chave principal. Além disso, também representou o Brasil no confronto contra a França pela Copa Davis.

Sem competir no saibro desde o Masters 1000 de Madri do ano passado, Fonseca optou por focar em torneios na grama e no piso duro no segundo semestre de 2023, priorizando seu desenvolvimento a longo prazo. Com a vitória em Buenos Aires, ele soma 25 pontos no ranking da ATP, podendo alcançar o 95º lugar com os resultados da rodada.

Qual será o próximo jogo do brasileiro?

O adversário de Fonseca nas oitavas de final será definido no duelo entre o francês Hugo Gaston (91º do mundo) e o argentino Federico Coria (115º do ranking), que entrou na chave como lucky-loser. Se vencer mais uma, o brasileiro garantirá 50 pontos e poderá se firmar entre os 90 melhores do mundo.

Mesmo com as condições mais pesadas após a chuva, Fonseca conseguiu impor seu tênis agressivo, jogando sempre sobre a linha de base e ditando os pontos com seu forehand potente. No primeiro set, dominou as ações e anotou 18 winners, contra apenas 5 do argentino. Além disso, sacou bem nos momentos decisivos, salvando o único break-point que enfrentou e aproveitando a chance de quebra no sexto game, mantendo a vantagem até o final da parcial.

No segundo set, Fonseca quebrou logo no game inicial e mostrou solidez nas trocas de fundo, utilizando bem os slices para induzir erros do adversário. Apesar de sofrer uma quebra após uma dupla falta no segundo game, o carioca seguiu pressionando os games de saque de Etcheverry.

O argentino ainda salvou cinco break-points antes de perder o saque no oitavo game, quando Fonseca reassumiu o controle da partida. No último game, manteve a pressão e fechou o jogo com dois winners de forehand, confirmando uma estreia segura na capital argentina.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.