Sem disputar o ATP Finals nesta semana, Novak Djokovic deixou o Top 5 do ranking e encerrará a temporada fora dos cinco melhores do mundo pela primeira vez desde 2017. O tenista sérvio, que desistiu do torneio por causa de uma lesão, sofreu a queda no ranking ao abrir mão do torneio, que reúne os oito melhores do ano.
Como atual campeão da disputa, Djokovic não defenderá os 1.300 pontos conquistados na edição anterior. Com isso, ele caiu da quinta para a sexta posição no ranking e poderá perder ainda mais colocações, já que ao menos três jogadores no Top 10 estão próximos em pontuação.
A última vez que Djokovic encerrou um ano fora do Top 5 foi em 2017, quando problemas físicos o levaram a encerrar a temporada mais cedo, após Wimbledon, terminando o ano em 12º lugar. Desta vez, a chance de cair fora do Top 10 é baixa.
Americano ultrapassou Djokovic no ranking
Djokovic não figurava fora do Top 5 desde novembro de 2022, tendo atingido a oitava colocação na época. Agora, o americano Taylor Fritz subiu para o quinto lugar, ultrapassando o sérvio, enquanto outras mudanças no Top 10 incluíram Andrey Rublev, que subiu para a oitava posição, e Alex de Minaur, que caiu para nono.
Entre os brasileiros, Thiago Wild se manteve no 76º lugar, mas deve perder posições até o final do ano, pois encerrou sua temporada antecipadamente devido a problemas físicos. Thiago Monteiro, por outro lado, ganhou uma posição e ocupa agora o 99º lugar.