Um antigo profissional do tênis acabou se manifestando contra a igualdade de salários na ATP e WTA, gerando uma grande polêmica. As disparidades de salários entre as modalidades femininas e masculinas sempre é assunto e a equiparação dos ganhos entre os dois lados é uma luta que foi comprada por grandes nomes, como Andy Murray, Billie Jean King e outros destaques.
No entanto, há quem ache que a situação não é tão simples assim. O ex-astro russo da ATP Nikolay Davydenko, deu entrevista comentando que a igualdade só seria possível fora dos Grand Slams, tendo em vista que os homens jogariam mais e, com isso, mereceriam mais valores.
“Nos torneios de categoria 250, 500, 1000, é possível. Mas quando você fala sobre torneios do Grand Slam… Você não joga partidas de cinco sets. Serena Williams venceu os Grand Slams, perdendo apenas 10 jogos no torneio. Ela venceu por 6–0, 6–1, 6–2 sem nem suar ou se sentir estressada. E os homens perdem 10 jogos só na primeira partida, você tem que lutar. Às vezes você joga um jogo de cinco sets na primeira rodada e depois perde. Os tenistas homens trabalham três vezes mais do que as tenistas mulheres, especialmente em torneios de Grand Slam. Então é injusto pagá-los igualmente”, declarou.
Opinião vai de contrates com outras avaliações entre ATP e WTA
Um dos nomes que deu uma entrevista com um olhar diferente sobre a situação foi Rafael Nadal, lenda do ATP, para La Sexta. Na ocasião, ele apontou que não deseja que todos ganhem os mesmos salários, mas sim que tenham as mesmas oportunidades e, então, caso gerem mais, as mulheres também recebam mais.
“O que é injusto é que não há igualdade de oportunidades. Tenho uma mãe e uma irmã. Se você me disser que homens e mulheres merecem as mesmas oportunidades, sou feminista. Esse termo é levado ao extremo. Se estamos falando de coisas lógicas e normais nesta conversa, é claro que quero igualdade. Para mim, igualdade não é dar presentes, mas se Serena Williams ganha mais do que eu, quero que ela ganhe mais do que eu. Quero igualdade, quero que as mulheres ganhem mais do que os homens se gerarem mais do que os homens”, apontou o espanhol.