Entenda melhor todas as regras referentes ao funcionamento da contagem de pontos dentro da disputa de partidas de tênis. O esporte em questão vem se popularizando cada vez mais dentro do cenário nacional e mundial, atraindo novos apaixonados e, com isso, algumas velhas dúvidas acabam surgindo quando começa a ser analisada a modalidade em questão.
Um dos pontos que acaba gerando mais dúvidas dentro dos que estão acompanhando o esporte há pouco tempo ou ainda não conseguiram se familiarizar com todas as regras diz respeito à pontuação. Isso porque são várias peculiaridades que vem ser levadas em conta quando analisamos quem está ganhando e quem conquista a vitória dentro de uma partida.
Os pontos são contados de várias formas. O objetivo principal é fazer com que a bola quique mais de uma vez na quadra do adversário, ou seja, não sendo rebatida. Assim, se faz um ponto, que é contado na seguinte sequência: 15, 30, 40 e 60. Assim que um jogador chega a 60, com dois pontos de vantagem sobre o rival, ele consegue conquistar um game.
Entenda como funcionam os pontos no tênis
Já os games são contados em melhores de 11, com o vencedor de seis games ganhando um “set”. Normalmente as partidas são encerradas quando uma pessoa alcança dois ou três sets, dependendo das regras utilizadas, se são baseadas em um sistema de melhor de três ou de cinco. Vale lembrar que os dois pontos de diferença para o adversário também são importantes nessa contagem de games.
Também há o empate, que é quando os games empatam em seis a seis. Na ocasião, os pontos passam a ser contados de 1 a 7 e vence aquele que alcançar o 7 primeiro, tendo dois de vantagem sobre o adversário. Além da habilidade de não fazer as bolas voltarem, os pontos também podem ser conquistados no tênis por meio das faltas de adversários.