Andrea Petkovic, ex-número 9 do mundo, afirmou que Novak Djokovic não se importará em conquistar outros torneios além do Aberto da Austrália e de Wimbledon em 2025. A ex-jogadora da WTA, agora analista de tênis, acredita que Djokovic pode se aposentar caso vença um desses dois eventos do Grand Slam.
Djokovic alcançou seu 24º título de Grand Slam no US Open de 2023, completando uma temporada incrível com três títulos major. O sérvio, considerado uma lenda do esporte, detém o recorde masculino de títulos de Grand Slam, superando seus grandes rivais Rafael Nadal e Roger Federer, que têm 22 e 20, respectivamente.
O Aberto da Austrália é o torneio onde Djokovic tem mais sucesso, com 10 títulos conquistados, estabelecendo um recorde masculino no evento. Ele tem uma impressionante marca de 94 vitórias e 9 derrotas (91,3%) em suas 19 participações em Melbourne, onde conquistou sua primeira vitória em um Grand Slam em 2008.
Wimbledon é o segundo Grand Slam onde Djokovic teve maior sucesso, com sete títulos, além de uma excelente taxa de vitórias de 89%. Sua última conquista no All England Club foi em 2022, e ele foi vice-campeão em 2023 e 2024.
Foco nos torneios para aumentar a coleção?
Em entrevista ao Rennae Stubbs Tennis Podcast, Petkovic previu que Djokovic se concentrará exclusivamente nos dois torneios favoritos na próxima temporada, buscando aumentar sua coleção de títulos.
“Minha previsão para Novak é que ele não dará a mínima para nenhum torneio, exceto o Aberto da Austrália e Wimbledon”, disse Petkovic. “Ele fará um grande esforço com tudo o que ainda tem no corpo de 40 anos. Vai se dedicar totalmente para tentar conquistar um desses títulos, chegar ao 25º e, então, se retirar.”
Rennae Stubbs, co-apresentadora do podcast, ficou impressionada com o histórico de Djokovic no Aberto da Austrália. “Sabemos que é onde ele joga seu melhor tênis”, comentou Stubbs. “Ele ganhou isso 10 vezes, o que é absurdo! O fato de ele ter conquistado 10 Abertos da Austrália é alucinante. A única pessoa que pode ser comparada a isso é Rafa [Nadal] com seus 14 títulos de Roland Garros.”
“Se ele vencer o Aberto da Austrália, eu gostaria que ele se aposentasse e largasse o microfone”, completou Stubbs.
Djokovic conquistou seu último título em Melbourne em 2023, derrotando Stefanos Tsitsipas na final, mas foi derrotado por Jannik Sinner nas semifinais de 2024.