Depois de diversos títulos, Rafael Nadal organizou torneio de tênis
Antes de Rafael Nadal se tornar um dos maiores nomes do ATP Tour, conquistando 92 títulos de nível profissional e alcançando o topo do PIF ATP Rankings, o espanhol usou o ATP Challenger Tour como um trampolim para o estrelato, vencendo dois torneios desse nível ainda adolescente, em 2003.
Agora, aos 38 anos, Nadal tem recebido o ATP Challenger Tour em sua própria base, a Rafa Nadal Academy by Movistar, desde 2018. Realizado regularmente na primeira semana do US Open, o Rafa Nadal Open by Movistar já contou com a participação de jogadores renomados em sua curta trajetória.
“Estou muito feliz”, refletiu Nadal em espanhol. “Ao longo dos anos, tivemos tenistas incríveis como Andy Murray [em 2019] e Marin Cilic [em 2024], além de outros grandes jogadores. Como organizadores, ter a oportunidade de sediar um Challenger aqui na academia é um passo importante para nós, e é muito gratificante saber que os jogadores estão saindo satisfeitos e gratos.”
O campeão da temporada 2024
Ninguém saiu da edição deste ano mais feliz do que o croata Duje Ajdukovic, de 23 anos, que foi coroado campeão no domingo (1º). No início do torneio, Ajdukovic derrotou seu compatriota e ex-número 3 do mundo, Marin Cilic, que estava competindo em seu primeiro evento desde fevereiro. O campeão do ano passado, Hamad Medjedovic, conquistou o Next Gen ATP Finals apresentado pela PIF três meses depois.
Com vistas deslumbrantes da ilha de Maiorca, o local de classe mundial recebeu mais de 8.000 fãs ao longo da semana.
“Acho que desde o primeiro ano, o público respondeu muito bem, e ver a quadra com uma boa quantidade de espectadores mostra que o evento está tendo sucesso socialmente, também graças às diversas atividades organizadas em torno do torneio”, comentou Nadal.
“Todos nós aqui na academia estamos entusiasmados porque o torneio recebe os melhores jogadores, e nossa missão é corresponder a isso. Pelo que parece, os jogadores saem satisfeitos, e isso é muito importante para nós, além de nos dar a energia e o entusiasmo para continuar crescendo.”