Daniil Medvedev entrou para história do tênis e pouco se fala sobre isso

Daniil Medvedev alcançou a marca de 300 vitórias em quadras duras ao derrotar Zizou Bergs por 6-2 e 6-1 na segunda rodada do Qatar Open, tornando-se apenas o segundo jogador nascido a partir de 1990 a atingir esse feito.

O russo teve dificuldades em sua estreia contra Karen Khachanov, vencendo em três sets, mas mostrou um desempenho mais sólido contra o belga em Doha. Agora, ele se junta a Grigor Dimitrov como os únicos jogadores dessa geração com mais de 300 triunfos na superfície. Dimitrov soma 312 vitórias, enquanto Medvedev chega aos 300.

Primeira vitória aconteceu quase 10 anos atrás

Ex-campeão do US Open, Medvedev conquistou sua primeira vitória em quadras duras em 2016, no St. Petersburg Open, contra Alexander Bublik. Dois anos depois, liderou o circuito ATP com 38 vitórias na superfície e empatou com Novak Djokovic, Roger Federer e Karen Khachanov como os jogadores com mais títulos em quadras duras naquele ano, com três.

Em 2019, ele viveu uma sequência impressionante de seis finais consecutivas nesse tipo de piso, vencendo torneios como Washington, Cincinnati, São Petersburgo e Xangai. Seu domínio em quadras duras fica evidente ao compará-lo com seu desempenho em outras superfícies: ele tem uma taxa de 74% de vitórias nelas, contra 67% na grama e 55% no saibro.

Todas as seis finais de Grand Slam disputadas por Medvedev foram em quadras duras, incluindo seu único título de Major, no US Open de 2021. Em contrapartida, ele nunca passou das semifinais em Wimbledon e das quartas de final em Roland Garros.

A competição é tudo“, disse Medvedev após sua vitória em Doha. “Competição é adrenalina. Muitas coisas que faço, mesmo fora do tênis, são competição. Às vezes, videogames. Às vezes, discussões com minha esposa sobre quem está certo. Competição é minha vida. Eu amo isso.

Entre os jogadores nascidos após 1990, Alexander Zverev se aproxima dos números de Medvedev e Dimitrov, com 281 vitórias em quadras duras, seguido por Milos Raonic (264), Andrey Rublev (244), David Goffin (221) e Stefanos Tsitsipas (210). Kei Nishikori, embora tenha mais de 300 triunfos na superfície, nasceu três dias antes da virada da década e, por isso, não entra nessa estatística.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.