Com disputa de dois torneios, briga por últimas vagas no ATP Finals esquenta de vez
Com o fim da temporada regular da ATP se aproximando, a disputa pelas últimas vagas no ATP Finals fica cada vez mais acirrada. Nesta semana, com dois torneios ATP 500 em andamento, na Basileia e em Viena, os jogadores que ainda buscam um lugar entre os oito melhores do ano precisam garantir boas campanhas para somar pontos valiosos.
Entre os seis primeiros colocados na corrida para o Finals, apenas o alemão Alexander Zverev está em ação esta semana. Já entre os jogadores que ocupam do sétimo ao vigésimo lugar, apenas o polonês Hubert Hurkacz (13º) e o norte-americano Sebastian Korda (20º) são baixas.
Djokovic pode ficar sem vaga?
O sérvio Novak Djokovic, atualmente sexto na corrida, ainda não garantiu sua vaga no Finals, mas depende de uma combinação improvável de resultados para ser ultrapassado. Para isso acontecer, o australiano Alex de Minaur precisaria vencer o torneio em Viena, além de boas campanhas de Andrey Rublev e Casper Ruud na Basileia.
Ruud está apenas 65 pontos atrás de Djokovic e tem uma vantagem de 225 pontos sobre Rublev. Já o russo, último dentro da zona de classificação para Turim, tem uma confortável margem de 265 pontos sobre De Minaur (9º) e 485 pontos sobre Tommy Paul (10º), que recentemente ultrapassou Grigor Dimitrov (11º) ao vencer o torneio de Estocolmo, derrotando o búlgaro na final.
Dimitrov, que está apenas 35 pontos atrás de Paul, tem uma desvantagem de 520 pontos para Rublev e, portanto, não pode entrar na zona de classificação nesta semana. Ele, assim como os jogadores que estão atrás dele na corrida, depende de bons resultados nos ATP 500 desta semana para manter viva a chance de competir no Masters 1000 de Paris.
Veja como está a corrida da temporada até agora:
*1. Jannik Sinner – 10.330
*2. Carlos Alcaraz – 6.710
*3. Alexander Zverev – 6.545
*4. Daniil Medvedev – 4.820
5. Taylor Fritz – 4.290
6. Novak Djokovic – 3.910
7. Casper Ruud – 3.845
8. Andrey Rublev – 3.620
- Já classificados