Carlos Alcaraz encerra oficialmente ciclo como tenista

Vice-campeão em 2023, Alex de Minaur voltou a ficar com o vice-campeonato no ATP 500 de Roterdã. Neste domingo (9/2), o australiano foi superado na final pelo espanhol Carlos Alcaraz, que levou a melhor em uma batalha de três sets e 1h54 de duração, fechando o placar em 6/4, 3/6 e 6/2.

Principal cabeça de chave do torneio, Alcaraz se tornou o primeiro jogador a conquistar o título de Roterdã em sua estreia desde Lleyton Hewitt, campeão em 2004. Além disso, o espanhol entrou para a história como o primeiro tenista a vencer torneios de nível ATP 500 em três tipos de piso — saibro, grama e quadra dura — desde a criação dessa categoria em 2009. O título também encerra um ciclo do espanhol sem títulos em quadras cobertas.

Com a vitória, Alcaraz soma agora 17 troféus de ATP na carreira, tornando-se o sexto jogador em atividade com mais títulos. Ele também sobe no ranking dos espanhóis mais vitoriosos nesse nível de torneio, ultrapassando seu treinador, Juan Carlos Ferrero (16 títulos), e igualando Alex Corretja.

Freguesia australiana na vida de Alcaraz

O triunfo também ampliou o retrospecto impecável do espanhol contra jogadores australianos, com nove vitórias em nove confrontos. Além disso, ele se tornou o primeiro espanhol a conquistar o título em Roterdã, superando as campanhas de Rafael Nadal (vice em 2009) e do próprio Ferrero (vice em 2004).

No jogo, Alcaraz começou melhor e conseguiu uma quebra logo no terceiro game, mantendo a vantagem até a reta final do set. De Minaur até reagiu no oitavo game, devolvendo o break de zero, mas perdeu o saque na sequência. O espanhol aproveitou a oportunidade e confirmou seu serviço no décimo game para fechar a parcial.

O segundo set começou com um cenário diferente. O número 3 do mundo teve um início instável, sendo quebrado logo no segundo game e precisando salvar dois break-points no quarto. Ele chegou a ter uma chance de devolver a quebra no sétimo game, mas não aproveitou, permitindo que De Minaur administrasse a vantagem e empatasse o jogo.

Na parcial decisiva, o australiano teve mais dificuldade para confirmar seus serviços e salvou dois break-points no segundo game. Porém, a partir do 2/2, Alcaraz dominou completamente a reta final, vencendo quatro games consecutivos com quebras no sexto e oitavo games. O espanhol selou a vitória ao converter seu segundo match point.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.