A grande disputa pelo topo do ranking da WTA vem ficando cada vez mais acirrada entre Aryna Sabalenka e Iga Swiatek. As duas destaques estão nas duas primeiras posições da lista, de certa forma bem distantes das rivais. Dessa forma, uma ‘briga’ pessoal acaba se instaurando para ver quem vai ficar com o primeiro lugar no decorrer desta temporada.
Iga Swiatek ficou várias semanas no topo, mas, depois da sua suspensão e troca de técnico, que tiraram-na das quadras por um longo período, Aryna Sabalenka acabou assumindo e pegou certa vantagem. Agora, porém, a disputa está bem acirrada, com apenas menos de 200 pontos separando ambas, logo no começo do ano, tendo muitas competições a serem disputadas.
A bielorrussa está em sua 25ª semana no topo, tendo começado o Aberto da Austrália com uma vantagem de 1.525 pontos sobre a rival. No entanto, após o Grand Slam, a distância diminuir bastante, tendo em vista que não conseguiu defender os pontos de atual campeã, perdendo 2 mil, mas depois ganhando 1,3 mil por seu vice.
Disputa pelo topo do WTA bem acirrada em 2025
Enquanto isso, Swiatek perdeu 100 e ganhou 780, já que teve uma campanha bem pior no ano passado. Assim, a disputas estão fazendo com que tudo fique em aberto. As disputas femininas dentro do Oriente Médio, neste começo de ano, inclusive, podem acabar mexendo em toda a tabela, já que um tropeço de uma e um título de outra pode mudar tudo.
Confira como estava o Top 10 do WTA antes do Aberto do Qatar:
- Aryna Sabalenka – 8.956
- Iga Swiatek – 8.770
- Coco Gauff – 6.538
- Jasmim Paolini 5.288
- Jéssica Pegula – 4.861
- Chaves Madison – 4.680
- Elena Rybakina – 4.588
- Zheng Qinwen – 4.095
- Emma Navarro – 3.709
- Paula Badosa – 3.588