Brasileiro não confirma favoritismo, é eliminado e se distância de nobre grupo do tênis

Mesmo sendo o principal favorito ao título do Challenger de Córdoba, o cearense Thiago Monteiro não conseguiu avançar além das quartas de final no saibro argentino. Nesta sexta-feira (7/3), ele foi eliminado pelo tenista da casa, Juan Pablo Ficovich, em uma batalha de 2h14 e três sets, com parciais de 6/3, 3/6 e 6/3.

Com a campanha desta semana, Monteiro se distancia um pouco mais do retorno ao top 100. Ele cai provisoriamente da 105ª para a 109ª posição no ranking. No entanto, como a atualização da lista só ocorrerá após o Masters 1000 de Indian Wells, o brasileiro terá uma nova oportunidade de somar pontos na próxima semana, no Challenger de Assunção, onde deve ser o principal cabeça de chave.

Argentino segue na disputa pelo título

Sétimo pré-classificado em Córdoba, o argentino de 28 anos e atual 169º do mundo aguarda o vencedor do confronto entre seu compatriota Federico Coria, sexto favorito, e o colombiano Daniel Galán, terceiro cabeça de chave, para definir seu adversário na semifinal.

Monteiro começou a partida com dificuldades, especialmente no saque. No primeiro set, venceu apenas 61% dos pontos no serviço, contra 83% de aproveitamento do rival. No quarto game, cedeu o primeiro break-point e não conseguiu evitar a quebra. Apesar de salvar mais duas chances no sexto game, não teve oportunidades para ameaçar o saque de Ficovich, que fechou a parcial em 6/3.

No segundo set, o cearense elevou seu nível e passou a ser mais sólido nos games de serviço, sem enfrentar break-points contra. A estatística de aproveitamento se inverteu, com Monteiro vencendo 71% dos pontos no saque e Ficovich apenas 61%. Uma única quebra no sexto game foi suficiente para garantir a vitória do brasileiro na parcial, levando a partida para o set decisivo.

A definição veio no terceiro set, com um momento crucial entre o quinto e o sétimo game. Monteiro desperdiçou quatro break-points, enquanto Ficovich converteu uma das duas chances que teve, no sexto game. O argentino então sacou para o jogo em 5/3, confirmou o serviço e garantiu a vitória.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.