Brasil perdeu chance de medalha inédita nas Paralimpíadas
Ymanitu Silva e Leandro Pena estavam em busca da primeira medalha do Brasil no tênis em cadeira de rodas na história das Paralimpíadas, mas foram derrotados na disputa pelo bronze em Roland Garros nesta quarta-feira (4).
Os sul-africanos Donald Ramphadi e Lucas Sithole venceram a partida no Quad por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 4/6 e 10/8, garantindo a primeira medalha de seu país na modalidade.
Os brasileiros iniciaram bem ao quebrar o serviço dos sul-africanos no primeiro game, mas logo os adversários demonstraram uma recuperação impressionante. Donald e Lucas venceram cinco games consecutivos, forçando muitos erros de Ymanitu e Leandro. Apesar de uma tentativa de reação por parte dos brasileiros no sétimo game, os rivais terminaram o set com um 6/2.
Derrota no Tie-Break
No segundo set, Ymanitu e Leandro começaram com uma excelente performance, quebrando o serviço dos sul-africanos no terceiro game e abrindo 3/1. No entanto, os adversários reagiram e empataram o set em 3/3 com uma quebra de serviço.
Apesar disso, a dupla brasileira se recuperou e venceu o set por 6/4, levando a partida para o tiebreak. O set de desempate foi muito disputado, chegando a um empate de 8/8. No final, a dupla sul-africana conseguiu dois pontos seguidos aproveitando erros não forçados dos brasileiros e garantiu a medalha de bronze.
Na fase inicial, a dupla brasileira teve um desempenho tranquilo ao vencer os turcos Ugun Altinel e Ahmet Kaplan por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/1. No entanto, enfrentando a forte dupla britânica formada por Andy Lapthorne e Gregory Slade, Ymanitu e Leandro não conseguiram avançar para a final.