Após desistência em Tóquio, para qual posição Bia Haddad pode cair no ranking da WTA?
Na sua última participação da série de torneios pela Ásia, Beatriz Haddad Maia foi eliminada logo na estreia do WTA 500 de Tóquio. Com uma aparente lesão nas costas, a número 1 do Brasil e 10ª do ranking mundial jogou apenas três games antes de desistir da partida contra a canadense Bianca Andreescu, quando perdia por 3/0 no primeiro set, após 18 minutos de jogo.
Este foi o segundo triunfo de Andreescu em três confrontos entre as duas, e com isso, ela avançou para as quartas de final. Bia, que era a segunda cabeça de chave em Tóquio, buscava repetir o bom desempenho de 2022, sua única participação anterior no torneio.
Esse foi o quinto torneio consecutivo que Bia disputou no continente asiático. A sequência começou com a conquista do título no WTA 500 de Seul, no fim de setembro. Em seguida, ela jogou dois WTA 1000 na China, onde chegou à terceira rodada em Pequim e às oitavas de final em Wuhan.
Na semana anterior, disputou o WTA 500 de Ningbo, também na China, alcançando as quartas de final. Agora, Bia retorna ao Brasil para se preparar para o confronto contra a Argentina pela Billie Jean King Cup, que será disputado em São Paulo.
Onde Bia pode parar no ranking da WTA?
Com a derrota na estreia, Bia não somará pontos nesta semana, o que poderia ajudar a compensar a perda dos 700 pontos do título do Elite Trophy do ano passado. A tenista de 28 anos deve cair para a 17ª posição no ranking. Ainda assim, com 35 vitórias e 26 derrotas em 2024, ela terminará a terceira temporada consecutiva entre as 20 melhores do mundo.
Andreescu, que venceu Bia, teve sua melhor temporada em 2019, quando conquistou o US Open e os títulos dos WTA 1000 de Indian Wells e Toronto, alcançando o 4º lugar no ranking. Contudo, a canadense de 24 anos enfrentou três longos afastamentos do circuito devido a uma grave lesão no joelho, uma pausa para cuidar da saúde mental e uma fratura por estresse nas costas que a deixou fora das quadras por dez meses.
Atualmente, Andreescu ocupa apenas o 159º lugar no ranking e participou de apenas nove torneios nesta temporada. Com a vitória sobre Bia, ela acumula 13 vitórias contra tenistas do top 10, duas delas em 2024. Agora, ela aguarda a vencedora do duelo entre a britânica Katie Boulter e a japonesa Kyoka Okamura, que jogarão na quinta-feira (24).