Iga Swiatek e Aryna Sabalenka dominaram a temporada da WTA e estão em uma disputa acirrada pelo posto de número 1 do mundo no fim do ano. No entanto, uma decisão inesperada de Swiatek pode ter facilitado a corrida para a estrela bielorrussa, especialmente após sua vitória no US Open. A escolha de Swiatek de se retirar de um importante torneio pegou os fãs de surpresa. Mas qual foi o motivo?
Swiatek, a número 1 do mundo, retirou-se do China Open sem apresentar uma razão específica. Após sua eliminação nas quartas de final do US Open, onde foi derrotada por Jessica Pegula, Swiatek havia criticado o calendário exigente do circuito.
A WTA compartilhou sua declaração oficial na plataforma X: “Por questões pessoais, fui forçada a me retirar do China Open em Pequim. Lamento muito, pois adorei jogar e vencer este torneio no ano passado, e estava realmente animada para voltar. Sei que os fãs assistirão a um ótimo tênis, e lamento não poder fazer parte disso desta vez.”
Decisão pode custar o topo do ranking
Essa decisão, contudo, pode ter um grande impacto para a polonesa, já que seu status como número 1 está em risco, com Sabalenka à espreita. A vitória de Sabalenka no US Open reduziu a diferença de pontos entre as duas. Com Swiatek fora do China Open, as chances de Sabalenka vencer o torneio e acumular pontos para conquistar o topo do ranking aumentam significativamente.
O jornalista de tênis José Morgado comentou no X sobre o impacto da retirada de Swiatek: “Grandes notícias hoje mais cedo, com Swiatek se retirando de Pequim e perdendo 1000 pontos.”