Após derrota na China, o que é necessário para Bia Haddad se manter no top 10 do tênis?
A participação de Beatriz Haddad Maia no WTA 500 de Ningbo chegou ao fim nesta sexta-feira (18), com uma derrota para a espanhola Paula Badosa, número 15 do mundo, nas quartas de final.
O resultado foi de 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2. Com essa derrota, Bia, que poderia subir para a nona posição no ranking, agora corre o risco de deixar o top 10, do qual voltou recentemente.
Até hoje, Bia e Paula haviam se enfrentado duas vezes no circuito da WTA, com uma vitória para cada uma. O jogo desta sexta-feira tinha um ingrediente especial, já que a brasileira era a 10ª colocada e a espanhola estava próxima, ocupando a 14ª posição no ranking, podendo subir ainda mais.
Por que Bia pode deixar o Top 10?
Outra tenista que também busca ultrapassar Bia no ranking durante o WTA 500 de Ningbo é Anna Kalinskaya, que está disputando as quartas de final. Assim, a brasileira torce para que o título do torneio não fique com Paula nem com a russa.
Enquanto aguarda a definição do ranking, Bia deve redirecionar sua preparação para o próximo torneio. No final de outubro, a brasileira voltará às quadras para competir no WTA 500 de Tóquio, no Japão.
Partida dominada pela adversária
No primeiro set, Paula Badosa teve um desempenho superior na definição dos pontos, conseguindo quebrar o saque de Bia uma vez e fechando a parcial em 6 a 3. Apesar de a brasileira ter cometido menos erros nos saques—sem duplas faltas, enquanto a adversária teve quatro—ela não conseguiu criar break points para devolver a quebra.
No segundo set, os erros nos saques apareceram para Bia, que cometeu três duplas faltas. Consequentemente, Paula quebrou o saque da brasileira duas vezes, aproveitando a vantagem para vencer a parcial por 6 a 2, sem dar chances de reação.