A tenista de destaque Iga Swiatek acabou recebendo, recentemente, a decisão final relacionada ao seu caso de doping do ano passado. A jogadora polonesa viveu momentos de indefinição nos últimos meses, tendo em vista as acusações que surgiram sobre ela. No entanto, parece que tudo finalmente está resolvido, para alívio da atleta e também dos seus fãs.
Na reta final da temporada passada, a tenista polonesa ficou de fora de várias competições e caiu de primeiro para segundo no ranking da WTA. Na ocasião, foi falado sobre uma troca de técnico, mas depois foi descoberto que ela passou alguns dias suspensa por conta de um exame positivo para doping. No entanto, após provar que se tratava de uma contaminação acidental, ela foi liberada para jogar.
WADA toma decisão sobre Iga Swiatek
O caso, no entanto, seguia correndo nos bastidores, sendo analisado pelas organizações competentes. Agora, porém, uma tomada de decisão definitiva parece ter surgido, para alívio da atleta. A Agência Mundial Antidoping (WADA) anunciou que não vai apelar da decisão que livra Iga Swiatek da suspensão. Vale lembrar que a atleta tinha recebido uma punição da Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) anteriormente.
Confira o que disse o comunicado da Wada, confirmado recentemente: “Os especialistas científicos da WADA confirmaram que o cenário específico de melatonina contaminada, conforme apresentado pela atleta e aceito pelo ITIA, é plausível e que não haveria fundamento científico para contestá-lo no CAS”, apontou a organização.
A entidade ainda apontou que contratou agentes externos para analisar a situação de Iga Swiatek, mantendo a decisão de não apelar em busca da punição. “Além disso, a WADA buscou aconselhamento de um advogado externo, que considerou que a explicação da contaminação da atleta era bem evidenciada, que a decisão da ITIA estava em conformidade com o Código Mundial Antidoping e que não havia base razoável para apelar ao CAS”, afirmou.