Três jogadores acabaram sendo afastados recentemente do tênis por conta de uma suspeita de corrupção, para a surpresa dos torcedores. A situação complicada acabou sendo revelada nos últimos dias, fazendo com que os fãs do esporte fiquem de olho nos desdobramentos que o caso pode ter, tendo em vista que a acusação em questão é bem séria para um atleta.
Na última quarta-feira, a Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA, na sigla em inglês) anunciou que efetivou a suspensão provisória de três jogadores e um árbitro por conta de acusações vistas no Programa Anticorrupção do Tênis (TACP). Agora, os quatro citados vão ficar afastados por um tempo enquanto a entidade avalia o caso como um todo.
Os jogadores que acabaram sendo suspensos na ocasião foram Jaimee Floyd Angele (França), Anapat Timangkul (Tailândia) e Renlong Pang (China). Eles receberam as suas punições dentro da F.3.b.i.4 do TACP, que indica a suspensão quando há a “probabilidade de uma Infração Grave”. Além disso, o regulamento ainda aponta que: “a ausência da suspensão comprometeria a integridade do tênis, superando os prejuízos da suspensão para o acusado”.
Três atletas afastados do tênis
Na ocasião, também foi revelada a suspensão do árbitro nacional Juan Gabriel Castro, da República Dominicana, desde o dia 7 de novembro, sem apresentar apelação. Agora os casos serão analisados e, em breve, mais atualizações podem acabar surgindo.
Vale ressaltar que todos os supostos envolvidos, que foram punidos no momento, não podem participar de qualquer disputa do esporte organizada pelos membros da Agência Internacional de Integridade do Tênis, o que incluiria as maiores competições do mundo, como as da ATP, ITF, WTA, Tennis Australia, Federação Francesa de Tênis, Wimbledon e USTA, além de associações nacionais.