O melhor tenista em todo o mundo pode acabar ficando até dois anos longe das quadras por conta de uma situação que vem correndo. Trata-se do italiano Jannik Sinner, que é, atualmente, o número 1 do ranking da ATP, de forma isolada. O jogador acabou se complicando em uma situação recente e, agora, pode receber consequências mais do que sérias.
No decorrer do ano, todos que acompanham tênis ficaram sabendo da falha em um teste antidoping do tenista. Na ocasião, porém, ele teria sido considerado ‘inocente’ pela Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA). Tendo em vista que o atleta teria provado que tinha sido contaminado sem sua falha ou negligência sua.
No entanto, posteriormente, a Agência Mundial Antidoping (Wada) entrou um recurso junto do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), pedindo a reversão da absolvição do atleta em questão. Isso porque, segundo a entidade, os dois testes positivos, em março de 2024, para clostebol, uma substância proibida, exigiriam uma punição para o jogador.
“A opinião da Wada é que a constatação de ‘nenhuma falha ou negligência’ não estava correta sob as regras aplicáveis. A Wada está buscando um período de inelegibilidade entre um e dois anos. A Wada não está buscando uma desqualificação de nenhum resultado, exceto o que já foi imposto pelo tribunal de primeira instância. Como este assunto está pendente no TAS, a Wada não fará mais comentários neste momento”, declarou a entidade, em setembro.
Tenista italiano pode acabar sendo suspenso
Assim, os fãs de Jannik Sinner ficam preocupados com a situação, tendo em vista que a Wada estaria buscando uma suspensão de até dois anos na carreira do tenista, o que pode ser devastador, tendo em vista que ele ainda é jovem e estaria alcançando o auge. Em 2024, por exemplo, empilhou títulos, incluindo dois Grand Slams. O julgamento deve acontecer no começo de 2025.