Um especialista no tênis acabou levantando uma grande preocupação sua para o futuro do esporte entre as novas gerações. A modalidade está sendo muito bem representada por vários destaques que estão assumindo um papel de protagonismo.
Mas será que grandes craques atuando seria o suficiente para manter a atenção do público em geral? A situação foi em um episódio do podcast do Tennis Insider Club, pelo treinador de Naomi Osaka e ex-treinador de destaques como Serena Williams e Coco Gauff, Patrick Mouratoglou:
“Acho que é um momento crítico para o tênis em geral. Os tempos estão mudando incrivelmente. A geração jovem nasceu com mídias sociais, plataformas de streaming, videogames. É um mundo diferente. Completamente diferente. E temos que entender isso e temos que entender como essas pessoas que agora têm menos de 40 anos vão consumir, porque estamos vendendo um produto. Tênis é um produto.”
Segundo ele, atualmente o cenário da tecnologia e redes sociais acabaram trazendo uma dinâmica diferente. Dessa forma, o tênis precisaria ser pensado de maneira distinta se o público mais jovem for alvo da modalidade.
“Hoje você tem um milhão de oportunidades. Você fica entediado em um segundo. Você as perde. Você perde as pessoas. Se tivéssemos que conceber o tênis hoje, teríamos que fazer um produto completamente diferente se quiséssemos seduzir pessoas com menos de 40 anos”, disse Mouratoglou.
Tênis precisa de uma mudança?
Durante seus comentários, o treinador também apontou que o esporte precisa apresentar mais do que simplesmente o que acontece nas quadras para crescer entre um novo público. “A história sobre esporte não pode ser apenas dois caras batendo em uma bola de tênis. Tem que ser muito mais do que isso se você quiser trazer novos fãs a bordo”, comentou.