Mais um grande nome do tênis mundial detona despedida de Rafael Nadal

A cerimônia de despedida de Rafael Nadal, realizada na última terça-feira (19), no Palacio Deportes Martín Carpena, em meio à eliminação da Espanha nas quartas de final da Copa Davis, gerou críticas. Após o capitão David Ferrer expressar sua insatisfação, foi a vez de Carlos Moyá, treinador de Nadal, manifestar seu descontentamento.

“A impressão geral é de que a despedida foi confusa e decepcionante. É verdade que aconteceu em uma terça-feira, mas eles tiveram meses para planejar. Já se sabia que, caso a Espanha perdesse, Rafa se aposentaria”, declarou Moyá em entrevista à rádio Onda Cero.

Impacto causado pela despedida do rei do saibro

O técnico também comentou sobre o impacto do fim da carreira de Nadal, com quem esteve ao lado nos últimos anos. “Ainda estamos processando isso. Sabíamos que esse momento chegaria, mas aconteceu um pouco antes do esperado”, afirmou o ex-número 1 do mundo.

Moyá defendeu o desempenho de Nadal em seus últimos jogos. “Não achei que Rafa estivesse tão mal quanto muitos dizem. Este ano, vimos uma tendência: os treinos foram superiores ao que ele conseguiu demonstrar em quadra. A Espanha era levemente favorita, mas os holandeses não podiam ser descartados completamente”, analisou o treinador.

Kyrgios sugere mudança em Grand Slam

Sempre polêmico, o australiano Nick Kyrgios trouxe uma sugestão curiosa durante sua participação no podcast do Australian Open. Questionado sobre possíveis mudanças nos torneios de Grand Slam, ele propôs que os jogos masculinos na primeira semana fossem disputados no formato de melhor de três sets.

“Eu mudaria imediatamente para melhor de três até as quartas de final, e a partir daí seria melhor de cinco. Isso tornaria os Grand Slams mais dinâmicos. Veríamos novos jogadores chegando às quartas, mas, no final, os melhores ainda venceriam no formato melhor de cinco”, explicou Kyrgios.

Mais emoção na primeira semana

Ele destacou que a alteração aumentaria o interesse nas rodadas iniciais. “Quantas vezes vimos um dos favoritos perder o primeiro set e pensamos: ‘Ele vai virar o jogo e vencer de qualquer jeito’? Isso deixaria a primeira semana menos previsível.”

Além disso, o australiano apontou o impacto positivo na programação do torneio. “Os jogos em melhor de cinco apertam o cronograma da primeira semana. Algumas partidas terminam às 2h ou 3h da manhã, o que não é sustentável.”

Apoio às duplas mistas

Kyrgios também sugeriu uma mudança nos torneios combinados da ATP e WTA: substituir as competições de duplas masculinas e femininas por duplas mistas. “Imagine ver seu jogador masculino favorito e sua jogadora favorita juntos, competindo pelo mesmo prêmio em dinheiro. Em que outro esporte isso seria possível? Seria incrível.”

O ex-top 20 revelou, ainda, seu entusiasmo em participar de mais duplas mistas. “Eu jogaria 100%, com certeza. Existem tantas jogadoras talentosas com quem adoraria competir. Tive a honra de jogar com Serena e Venus Williams e adoraria ter tido a chance de jogar com Ash Barty em algum momento”, concluiu.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.