As finais do WTA em Riad, na Arábia Saudita, vai coroar uma nova campeã do circuito. A decisão contará com duas jogadoras que jamais haviam chegado tão longe: de um lado, Qinwen Zheng; do outro, Coco Gauff, que derrotou Aryna Sabalenka nesta sexta-feira (8), por 7-6(4) e 6-3.
Queda da número 1 do mundo
Sabalenka, que garantiu o posto de número 1 do ranking ao final da temporada após a derrota de Iga Swiatek em seu segundo jogo no ‘round robin’, parecia estar mais relaxada e acabou pagando o preço. A bielorrussa encerrou a fase de grupos com derrota para Elena Rybakina, que acabou eliminada, e perdeu novamente na semifinal em uma partida definida após um tie-break no primeiro set.
No segundo set, Gauff dominou amplamente, garantindo sua vaga em uma final inédita e cheia de significado. Curiosamente, Pere Riba, atual técnico de Zheng, era o treinador de Gauff na temporada passada, quando a americana conquistou o US Open, seu único título de Grand Slam. As duas se enfrentaram apenas uma vez, nas quartas de final do torneio de Roma em 2024, com vitória para a americana.
Adverária de Gauff na final
O excelente segundo semestre de Qinwen Zheng no circuito foi recompensado com uma vaga na final do WTA Finals. A tenista chinesa, de 22 anos e número 7 do mundo, garantiu seu lugar ao derrotar a tcheca Barbora Krejcikova, 13ª no ranking e campeã de Wimbledon, por 6/3 e 7/5 em uma partida de 1h40 nesta sexta-feira (8).
Zheng, atual campeã olímpica em Paris, conquistou outros quatro títulos da WTA, incluindo dois nesta temporada, em Palermo e Tóquio. Ela também foi finalista no Australian Open e no WTA 1000 de Wuhan. Com a classificação para a final do Finals, Zheng se torna a segunda jogadora chinesa a alcançar esse feito, repetindo o marco de Na Li, finalista em Istambul em 2013.