Saiba o que Aryna Sabalenka precisa fazer para terminar 2024 no topo do ranking mundial
Entenda aquilo que a tenista Aryna Sabalenka precisa realizar para conseguir terminar 2024 no topo do ranking mundial. A tenista bielorrussa vinha protagonizando uma “perseguição” contra Iga Swiatek, que foi a melhor do mundo por um longo período. Agora, parece que essa situação deu o resultado esperado, já que a atual número 1 está com uma boa vantagem.
A tenista bielorrussa conseguiu uma grande vantagem no decorrer das últimas semanas, enquanto estava competindo e vendo a sua adversária se preocupar com a troca de técnico. Sendo assim, a jogadora de 26 anos conseguiu ir escalando no ranking até que, recentemente, assumiu o posto no topo, passando a rival. Mas o que ela precisará fazer para se manter na liderança?
A grande número 1 do ranking da WTA ao final da temporada será definida durante a disputa das WTA Finals. O torneio que reúne as oito melhores colocadas do ranking acontecerá em Riad, na Arábia Saudita e terá papel determinante para saber quem será a primeira colocada quando o calendário acabar. Para a disputa, inclusive, a bielorrussa terá vantagem.
Aryna Sabalenka terá vantagem para ficar no topo
Atualmente a vantagem está na casa dos 630 pontos, já que Swiatek não participou de vários WTA 500 determinados pelas regras. Mas, até a disputa das Finais, a vantagem deverá ser de até mil pontos, já que a líder começará o torneio com 9016 pontos contra 7970 de Iga. Dessa forma, uma campanha boa, mesmo sem ser campeã dentro da competição, garante Aryna Sabalenka no topo.
A pontuação máxima que Swiatek pode alcançar é de 9470, enquanto Aryna Sabalenka pode ficar com até 10516. Dessa forma, são diversos os cenários que fazem com que a bielorrussa se mantenha no topo, inclusive, se vencer as três partidas do grupo e nem mesmo chegar até a final. Ou se vencer uma partida e ir até a final. Além disso, se não vencer nenhum jogo, terá que contar com os tropeços de Iga para ficar na liderança.