Sabia dessa? Nova regra da WTA ajudou Aryna Sabalenka a conseguir liderança do ranking

Entenda como a mais nova regra da WTA acabou ajudando a tenista Aryna Sabalenka a assumir o primeiro lugar dentro do ranking. O tênis feminino mundial tem uma nova número 1. A novidade surgiu no começo da manhã desta segunda-feira, quando, assim como é comum, a Associação de Tênis Feminino atualizou as pontuações e retirou vários pontos de atletas que nem estiveram em quadra.

A grande surpresa, inclusive, se deu justamente por conta do fato de que as duas primeiras colocadas não cumpriram com todas as regras da temporada e, com isso, perderam alguns pontos. Como Iga Swiatek acabou se dando pior nessa situação, caiu para segundo colocado, enquanto a primeira passou a ser a sua rival da Bielorrússia, que também não atuou.

Essas mudanças de ranking mesmo sem atuação se dão por conta da nova regra da WTA. Nela, as tenistas de destaque são obrigadas a participar de pelo menos seis competições de nível 500 durante uma temporada. Assim, caso esse feito não seja alcançado, os pontos de uma derrota nessas competições acabam sendo subtraídos mesmo sem jogar.

Aryna Sabalenka assumiu a ponta do ranking WTA por nova regra

Como Iga Swiatek atuou em apenas dois WTA 500, o United Cup e Stuttgart Open, ela acabou caindo de 9.785 para 9.665 pontos. Enquanto isso, a antiga segunda colocada, Aryna Sabalenka, disputou Brisbane International, Stuttgart Open, Grass Court Championships Berlin e Citi Open, sendo quatro competições dessa categoria, perdendo menos pontos e indo de 9.716 para 9.706.

Dessa forma, a regra em questão ajudou ativamente que Aryna Sabalenka assumisse a ponta, já que ela conseguiu a vantagem de não perder tantos pontos pelas competições não disputadas. Vale lembrar, inclusive, que ainda há um WTA 500 em 2024, o Japan Open, dessa forma, quem não participar entre as duas, perderá mais pontos ainda no ranking.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.