Após abandonar a semifinal do WTA 500 de Ningbo no último sábado (19), devido a um aparente mal-estar, a espanhola Paula Badosa anunciou sua desistência do WTA 500 de Tóquio, que começa nesta segunda-feira (21).
Algoz de Beatriz Haddad Maia nas quartas de final do torneio chinês, Badosa solicitou atendimento médico logo após perder o primeiro set para a russa Daria Kasatkina na semifinal. Os médicos avaliaram sua pressão arterial, e ela decidiu se retirar da partida.
Desistência de torneio em Tóquio
Poucas horas depois, a tenista de 26 anos informou que sua condição de saúde não permite competir em Tóquio. Na semana anterior, já havia enfrentado problemas estomacais em Pequim, onde foi derrotada pela americana Coco Gauff na semifinal. Embora tenha afirmado que não disputará mais torneios do circuito em 2024, Badosa deixou em aberto a possibilidade de defender a Espanha nas finais da Billie Jean King Cup, em novembro.
“Devido a problemas de saúde, não pude continuar jogando ontem e, infelizmente, também não poderei competir em Tóquio. Nesta temporada, superei situações que pensei serem impossíveis. Estou muito orgulhosa de mim mesma. Voltei ao lugar onde queria estar e ao nível que sempre aspirei, sendo novamente uma das melhores jogadoras do mundo. Agora, estou focada em me recuperar e estar pronta para representar meu país em Málaga, na BJK Cup”, escreveu Badosa em suas redes sociais.
Quem será a substituta?
Logo após a confirmação da desistência de Paula Badosa, a organização do torneio japonês atualizou a chave, inserindo a lucky-loser Priscilla Hon em seu lugar. A australiana de 26 anos, que ocupa a 225ª posição no ranking, havia perdido por W.O. na última rodada do qualificatório para a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich. Hon fará sua estreia contra a britânica Katie Boulter, nona cabeça de chave da competição.
De certo modo, a notícia também beneficia Beatriz Haddad Maia, que poderia enfrentar Badosa nas quartas de final. A brasileira, principal cabeça de chave do torneio, fará sua estreia contra a vencedora do duelo entre a canadense Bianca Andreescu e a chinesa Xinyu Wang.