Uma grande lenda do tênis italiano acabou comentando, recentemente, sobre uma situação que estaria assombrando o momento atual do esporte. Há uma certa polêmica em todas as modalidades e ela diz respeito ao uso de substâncias ilegais, que fazem com que muitos jogadores e atletas acabem se complicando e recebendo duras punições ao redor do mundo.
No entanto, em alguns casos, a defesa consegue levar a melhor, fazendo com que o atleta envolvido não sofra com grandes consequências. Como foi o caso de Jannik Sinner, que chegou a ser pego em um teste antidoping há algum tempo, mas não sofreu punições, tendo em vista que conseguiu provar que foi infectado com a substância por meio de um descuido de um profissional de fisioterapia.
Lenda do tênis italiano debate sistema atual
Apesar da inocência do atleta não estar entre os assuntos mais debatidos, todo o sistema atual do esporte acaba entrando em um momento complicado, tendo em vista a certa desigualdade que se cria no modo jurídico, já que quem possui mais valores para investir, normalmente, consegue movimentar respostas mais rápidas em apelações.
Assim, a lenda do tênis italiano Adriano Panatta, por exemplo, deu entrevista para o Essentially Sports, onde comentou sobre o caso em questão. “Parece-me bastante claro que há uma situação de desigualdade entre aqueles que podem pagar um grupo de advogados de alto nível e aqueles que, não possuindo recursos significativos, não podem se defender com a mesma eficácia”, declarou.
O antigo tenista ainda acabou comentando sobre as disparidades de valores que acabam influenciando no caso. “Disseram-me que, em certos níveis, os advogados têm altos custos. Estamos falando de centenas de milhares de euros ou até milhões. O sistema de apelação não é democrático. Acredito na inocência de Sinner, mas também acredito no direito à defesa adequada, mesmo para aqueles com menos recursos”, completou.