A sexta-feira no WTA 1000 de Pequim foi marcada pela presença de várias tenistas norte-americanas em quadra, mas a maioria delas acabou sendo eliminada. As cabeças de chave 2 e 4, Jessica Pegula e Coco Gauff, salvaram o dia ao confirmarem o favoritismo e avançarem para a terceira rodada do torneio chinês.
Pegula foi a primeira a garantir sua vaga, vencendo a francesa Diane Parry em sets diretos, com parciais de 6/1 e 7/6 (7-4). Agora, ela enfrentará a russa Veronika Kudermetova, 32ª cabeça de chave, que derrotou a chinesa Xinyu Wang de virada, com placar de 3/6, 6/4 e 7/5.
Na última partida do dia, Gauff também eliminou uma adversária francesa, superando Clara Burel por 7/5 e 6/3. Na próxima rodada, ela enfrentará a britânica Katie Boulter, 26ª cabeça de chave, que foi responsável por eliminar Taylor Townsend com duplo 6/4.
Tenistas eliminadas do torneio
Entre as norte-americanas que se despediram do torneio, Emma Navarro, cabeça de chave 6, foi derrotada pela chinesa Shuai Zhang por 6/4 e 6/2. Shuai, que vinha de uma sequência de derrotas, agora busca sua terceira vitória seguida contra a belga Greet Minnen, que venceu a russa Anastasia Potapova com parciais de 7/5, 2/6 e 6/4.
Sofia Kenin foi outra norte-americana eliminada, caindo para a russa Diana Shnaider por 6/2 e 6/3. Shnaider agora enfrentará a polonesa Magdalena Frech, que derrotou Alycia Parks em três sets, com placar de 6/4, 5/7 e 6/4.
Caroline Dolehide, 33ª cabeça de chave, foi superada pela armênia Elina Avanesyan de virada, com parciais de 3/6, 7/5 e 6/2, enquanto Hailey Baptiste perdeu para a russa Anna Kalinskaya, em uma partida muito disputada, por 3/6, 7/6 (7-2) e 7/6 (7-5).
Por outro lado, Peyton Stearns seguiu os passos de Pegula e Gauff, vencendo a canadense Leylah Fernandez por 7/5 e 6/2. Na próxima rodada, Stearns terá a chance de buscar vingança por sua compatriota, enfrentando a russa Kalinskaya, que eliminou Baptiste.