Venus Williams dá forte declaração sobre diferença salarial entre homens e mulheres no tênis
A lendária Venus Williams acabou dando uma forte declaração recentemente sobre a diferença salarial entre homens e mulheres no tênis. A disparidade de salário acaba sendo uma realidade mundial, que normalmente vemos ser debatida no Brasil por conta da grande diferença dos valores pagos entre, por exemplo, atletas do futebol masculino e feminino.
No entanto, ele também está presente ao redor do mundo, em outros esportes de peso, onde as mulheres também conquistam grande destaque, como o tênis, tradicionalmente jogado no feminino há décadas. A situação acabou sendo tratada pela grande atleta durante uma entrevista para Vivian Tu no ‘Your Rich BFF’.
Na ocasião, ela relembrou de um episódio em que os valores foram cortados, durante uma crise, somente no feminino. “Lembro-me de crescer sabendo que o prêmio só era igual no US Open. O Australian Open, Roland Garros e Wimbledon não eram iguais. Lembro-me de que o AO foi para o prêmio em dinheiro igual, mas então algo aconteceu e houve alguns momentos financeiros difíceis” iniciou Venus Williams.
Apesar de não lembrar o motivo da crise, ela contou a sua indignação sobre o fato de que somente um lado sofreu com cortes. “Lendo um artigo sobre como as mulheres ficaram decepcionadas porque voltaram para o prêmio em dinheiro desigual… quando era hora de cortar, eles cortaram as mulheres. Você consegue imaginar? Então, esse tipo de mundo em que vivíamos”, apontou.
Venus Williams desafiou o sistema pela igualdade
Venus Williams também contou sobre uma reunião com o comitê de Grand Slams, que teve em 2005, momento em que fez uma, das várias, tentativas para mudar a situação de disparidade salarial entre homens e mulheres.
“Naquele momento, entrei nesta sala e pedi a todos que fechassem os olhos. Eu disse: ‘Agora que seus olhos estão fechados, você não sabe se a pessoa ao seu lado é um homem ou uma mulher, mas o coração de todos bate da mesma maneira. Você gostaria que sua filha, sua irmã, sua mãe, sua esposa ou uma pessoa amada que fosse mulher recebesse menos?”